domingo, 14 de dezembro de 2014

Durante as últimas duas semanas fizemos orçamentos e já temos uma boa ideia do que precisaremos comprar e de quanto iremos gastar.

A parte teórica do projeto está praticamente pronta. Precisamos apenas finalizar os últimos detalhes de como o sistema de tranca se comunicará com o usuário de fora, mostrando para ele um aviso de "ocupado" ou "livre" dependendo da presença de alguém no interior da cabine.

Fechando este último detalhe, iremos adquirir o material necessário para começarmos o desenvolvimento do protótipo.

Como na próxima semana entraremos recesso, não dividimos ainda nenhuma tarefa, apesar de já termos em mente que neste recesso será necessário adquirir o material para começarmos a pensar no desenvolvimento do protótipo

Assim, voltando do recesso já estaremos aptos a desenvolver e finalizar o protótipo, e pretendemos terminar o projeto até a 3ª semana de janeiro conforme este planejamento organizacional.

Por fim, segue abaixo nosso plano de projeto revisado.

Descrição: http://www.varginha.cefetmg.br/varginhaOLD/galerias/Arquivos_Varginha/Downloads/LogoCefetxJPGx.jpgCentro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET MG


Integrantes do grupo:
- Bernardo Guimarães
- Daniel Menezes
- Felipe Brandão
- Giovanni Viegas



PLANO DE PROJETO
Projeto Porta





Belo Horizonte
Novembro de 2014
1.   Escopo

·         Situação geradora: Falhas no quesito higiene das portas convencionais.
·         Justificativa: Alto índice de colônias de parasitas que ficam acumuladas em maçanetas de banheiros causando riscos a saúde humana, por exemplo, as bactérias coliformes fecais, escherichia coli e staphylococcus.


·         Objetivos: Criar uma porta de banheiro que abra e tranque sem utilizar as mãos para efetua-las.

·         Resultados esperados: Uma porta que funcione com a mesma eficiência das portas convencionais e solucione os problemas de contaminação de parasitas via maçanetas de banheiros.


·         Abrangência: atender a todos os banheiros com um fluxo maior de pessoas, como banheiros públicos, de shoppings e rodoviárias.

2.   Plano de Ação

·         Ações, atividades e tarefas: as ações a serem realizadas são as discussões acerca da melhor maneira de se implementar o projeto, a atualização semanal do blog e a montagem do protótipo para apresentação para a turma. De forma mais específica, dentre as discussões se encontram a discussão a respeito do melhor sistema de fechadura e de como este sistema poderá dialogar com alguém que estiver do lado de fora da cabine, a fim de que ele saiba se há ou não alguém utilizado o banheiro num dado momento; além das discussões acerca da melhor maneira de construirmos o protótipo.

·         Estimativa de prazos: o prazo máximo para finalização do projeto é até a última semana de janeiro de 2015. O objetivo é terminar todo o levantamento teórico até a última semana de novembro de 2014 e em seguida começar a montar o protótipo.

·         Custos e recursos: os recursos usados serão os disponíveis no laboratório do LACTEA e os recursos humanos oriundos dos membros da equipe. Além disso, é provável que seja adquirida uma porta e duas dobradiças para a montagem do protótipo. Estes dois últimos estão em um custo estimado de R$ 120,00.

·         Cronograma:
Data
Tarefa
24/11/2014 a 01/12/2014
Reunir todos os dados da parte teórica do projeto (incluindo pesquisa de mercado) e começar o desenho do protótipo
01/12/2014 a 08/12/2014
Fazer os orçamentos e levantar os materiais a serem comprados para a montagem do protótipo
08/12/2014 a 15/12/2014
Terminar o desenho do protótipo e realizar a compra dos materiais
15/12/2014 a 22/12/2014
Começar o desenvolvimento do protótipo
22/12/2014 a 19/01/2015
Terminar a montagem do protótipo e realizar os testes necessários

3.   Plano de Controle e Avaliação

·         Matriz de produtos e resultados: A princípio, os materiais a serem utilizados são uma porta de madeira (leve e de espessura fina), dobradiças e travas. Os mecanismos de travas ainda não foram decididos uma vez que é necessário um estudo mais específico. Os progressos do projeto serão postados semanalmente no blog.

·         Indicadores: Os indicadores de resultado serão os textos publicados no blog, imagens/vídeos e relatórios dos testes iniciais. Haverá também planilhas de controle.


·         Análise de risco: O projeto não envolve grandes transformações nas portas de banheiro. Dessa forma, os riscos serão os mínimos possíveis. De fato, deve-se ter atenção no manuseio das ferramentas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário